Amando o Verde

Amando o Verde

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Separe seu lixo

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dia mundial sem compras - 23 de novembro

Dia mundial sem compras - 23 de novembro

Você já parou para pensar se o que você compra é realmente uma necessidade ou se foi o marqueteiro de plantão quem lhe convenceu disto? Qual será o impacto no planeta e no seu bolso ao fazer uma compra? Convidamos você a refletir sobre isto.

Para muitas pessoas fazer compras de maneira descontrolada é mais um desejo de “tapar os buracos” emocionais ou estar de acordo com a última moda do que própriamente satisfazer uma necessidade real.

Não pensar se realmente precisamos do que estamos comprando, se vamos usar por muito tempo ou se foi o marqueteiro campeão de prêmios internacionais quem nos mandou comprar é uma forma de ignorância, ignorância no sentido de não refletir sobre toda a cadeia que gerou aquele bem, o quando foi retirado da natureza, muitas vezes de maneira irreversível, e o quanto o que estamos comprando agora tornará o amanhã privado deste mesmo bem e de muitos outros até mais importantes. Uma refexão mais detalhada nos fará perceber que as coisas não surgem do nada, todos os produtos são fabricados com matéria prima retirada de nosso planeta e o planeta não é infinito e nem seus recursos!

E você! Sabia que alguns materiais básicos para a fabricação de produtos já estão acabando como por exemplo o silício, que é usado na fabricação daqueles maravilhosos celulares que tanto as pessoas adoram, e mesmo a água doce, que está se tornando artigo de luxo em muitos países ?

Mal acabou o ano de 2007 e a humanidade já havia consumido mais recursos do que a terra é capaz de repor em um ano a meses atrás. Isto pode parecer meio sem sentido, “Imagina que besteira, como pode acontecer isto, a Terra é tão grande!”. Traduzindo em miúdos isto significa que em alguns anos é provável que você não conseguirá mais tomar aquele banho todo dia ou lavar suas roupas com a frequência de hoje, pois terá de optar entre estes e matar sua sede. A Terra não é tão grande quanto nossa voracidade pelo consumo!

Ir ao supermercado é uma experiência muito recente na história humana e ver toda aquela fartura alí, ao alcance da mão, nos dá uma falsa impressão que tudo que desejamos comprar nunca acabará. Basta pegar na prateleira, pagar o preço e ir embora.

O interessante é que um movimento, originado no templo do consumo, os Estado Unidos, está começando a ganhar adeptos em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Este movimento, chamado The Compact, visa reduzir o volume de compras através da auto-conscientização de que uma grande parte das coisas que compramos é inútil e irá parar na lata do lixo, além de liquidar nosso dinheiro, poluir o planeta e acabar com os recursos naturais.

Os membros originais do grupo, professores, engenheiros e estudantes, realizam atividades muito interessantes como a troca de produtos e serviços entre sí, procuram reutilizar objetos já usados ou comprar em lojas de segunda mão ítens que não precisam ser novos. A utilização do dinheiro, por incrível que pareça, se tornou cada vez mais rara e ninguém reclamou por isto.

Mas os próprios membros do grupo sabem ser útópico eliminar 100% das compras, além de a curto prazo ser um desastre econômico que causaria muito mais estragos do que benefícios. A idéia principal é ser consciente ao adquirir produtos novos, comprar o necessário para nosso conforto e não ser um mero marionete das grande corporações que ganham rios de dinheiro as nossas custas, vendendo sonhos de consumo que apenas eles precisam, não nós.

Não esperem ver muita coisa sobre este dia na TV ou no rádio, já que os meios de comunicação vivem quase exclusivamente da propaganda de produtos em sua maioria supérfulos. Somente meios mais democráticos, como a Internet e o boca a boca, poderão divulgar tais idéias e você, que está lendo este texto, pode contribuir para isto.

Para concluir vale a pena citar o filme “The Corporation” (A Corporação) que mostra o quanto as empresas e os “marqueteiros” investem para doutrinar as pessoas a comprar desesperadamente à fim de manter suas mega fortunas. Enquanto isto os trabalhadores pobres, geralmente de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, que são a mão de obra destas mega empresas ganham centavos por uma peça que pode ser vendida por centenas de dólares. E muitas ainda se dizem “bondosas” por darem oportunidades de trabalho.

O consumo exagerado, além de trazer graves consequências financeiras e para o meio ambiente, também traz consequências sociais e mesmo políticas muito ruins, já que grandes grupos financiam candidatos em países, compram políticos e etc., tudo para manter seus ganhos. É provável que se pararmos para pensar um pouco possamos descobrir que nós mesmos fazemos parte destes trabalhadores que são explorados pela mega produção predatória.

Temos uma grande resposabilidade no caos que se instalou e se realmente estamos minimamente preocupados com o futuro que deixaremos para nossos filhos, netos e mesmo para nós, não podemos jogar a responsabilidade para os outros. Nós mesmos teremos de tomar a dianteira. Podemos iniciar uma revolução silenciaosa sem disparar um único tiro, mas ela tem que começar primeiro dentro de cada um.

Por isso no dia 23 de novembro, dia mundial sem compras, procure fazer um exercício de resistência, provando para sí mesmo que é possível viver sem se atolar em compras.
Autor(a): Daniel Pereira

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

II Formação da Educação Ambiental


Tema Biodiversidade
"Biodiversidade não é um conceito abstrato é a própria vida: populações, natureza e o nosso planeta.

todos juntos evitando o desperdício
A manutenção da Biodiversidade é uma responsabilidade conjunta. O consumo responsável, evitando todos os tipos de desperdício, associada à reutilização e a reciclagem de resíduos, deverá ser um novo valor da cultura humana.

Prêmio Gestor Nota 10



Parabéns para a Secretária de Educação de Ubajara

O Educando 2010 traz com ele a 5ª Jornada Nacional de Gestores da Educação, onde serão premiados os gestores destaques nacionais no ano de 2010 com o Premio Gestor Nota 10.

Esse Prêmio é o mais importante na área da Educação, onde avalia e destaca nacionalmente na área da educação seus principais administradores.

O Educando acontecerá nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro de 2010 em Balneário Camboriú – SC.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Campanha da Fraternidade 2011


Campanha da Fraternidade 2011 já tem tema e lema.

Tema: "Fraternidade e a vida no planeta"

Lema "A criação geme em dores de parto".

Mahatma Gandhi disse:


"A terra tem tudo o que é necessário. Mas apenas para o que é necessário". Acontece que parte da humanidade já utilizou muito além do necessário e dificilmente será capaz de voltar atrás. Outra parte nem conseguiu atinguir o necessário. Algo está errado.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

1ª Formação da Educação Ambiental


Foi realizada no dia 02 de outubro a 1ª Formação da Educação Ambiental, com a seguinte pauta.
Local: Escola Ênio Braga de Carvalho
Formadoras: Mª Aldenir Almeida e Lucivanda Fernandes
8:00 – Abertura – Boas Vindas
Vídeo: Uma hora pode voltar pra você. (Reflexão)
8:15 – Assuntos a serem estudados
- Onde está a água no Planeta
- Poluição pela matéria orgânica
- Poluição por resíduos industriais não biodegradáveis
- Poluição por despejos industriais
- Principais tipos de despejos além dos domésticos
- Curiosa Coincidência
- 10:00h - Lanche
- Nascente Miranda
- Preservação e Recuperação das Nascente (de água e de vida)
- Poluição nas Nascentes – Principais Problemas
- Impactos Ambientais Atuais e Futuros
- Como recuperar as Nascentes (Sugestões dos alunos)
- Plantas Nativas
12:00 - Encerramento
Avaliação da Formação
Vídeo: Pense de novo

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Desperdício de embalagens


O que seria necessário para embalar um sanduiche, uma batata frita e um suco?
Acredito que um guardanapo para o sanduiche, um prato para as batatas e um copo para o suco e exagerando um canudo, seria menos doloroso para o meio ambiente se no Habibs fosse assim... fiquei perplexa com a quantidade de embalagem acompanhada ao lanche, tinha um saco para o canudo, um guardanapo e uma caixa para o sanduiche, um copo descartável com tampa, uma embalagem plástica para a batata frita, um saco embalando um guardanapo extra e um guardanapo de papel para cobrir a bandeja. Temos que rever nossos conceitos, a mudança de hábito tem que acontecer AGORA.

domingo, 10 de outubro de 2010

A pureatmospherebrasil irá calcular a pegada corbônica da FEPAI 2010 e do Festival Floração do Maracujá em Ubajara, Ceará




Um dos principais desafios do desenvolvimento sustentável é a exigência de escolhas inovadoras e novas formas de pensar. Se, por um lado, o desenvolvimento de conhecimento e de tecnologia contribui para o crescimento econômico, por outro, também pode contribuir para solucionar os riscos e danos que esse crescimento traz à sustentabilidade de nossas relações sociais e do meio ambiente.
O movimento Começando em Você e a FEPAI 2010 que vem para celebrá-lo têm como principais objetivos inspirar, conscientizar e mobilizar, demonstrando que a sustentabilidade pode estar presente em todas as ações e contribuindo para o estabelecimento de práticas sustentáveis de forma inovadora.
Estamos atentos aos possíveis impactos de nossas atividades e afirmamos o compromisso de, em todos os eventos e ações, aplicar os princípios e padrões reconhecidos de ética, sustentabilidade, saúde e segurança e cumprir a legislação nacional.
Dessa forma, a organização da FEPAI 2010 em parceria com a empresa Pureatmospherebrasil sai a frente com o primeiro festival da Ibiapaba realizado nos PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Palestra sobre a Fauna e a Flora de Ubajara

O tema trabalado na Escola Luís Ribeiro da Silva, foi Fauna e Flora, e para aprofundar o tema hove uma Palestra ministrada pelo Técnico do ICMBio o Sr. Sebastião. Na ocasião foi fotografado o Cantinho da Educação Ambiental, onde estão espoxtos alguns trabalhos feitos pelos alunos do Fundamental I e II.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Palestra com o Tema: O Lixo - Escola Maroca Perdigão

PLACA EDUCATIVA CONFECCIONADA PELO ALUNO ISAC 7º ANO. O DESENHO É UMA DAS MAIORES HABILIDADES DO ALUNO.



A Escola Maroca Perdigão vem trabalhando o Projeto Agrinho a vários meses buscando a preservação do meio ambiente a partir do convívio escolar. Para reforçar os trabalhos realizados o professor Samuel está trabalhando o projeto desenvolvendo o tema Lixo: Reciclagem na escola. Recicle e viva com a turma do 8º ano e a professora Liliane com o tema: Não custa nada jogar o lixo no lixao com a turma do 4º ano.Muitas vem sendo as ações ralizadas, como, palestra com o biólogo Ávila, aulas de campo, estudos teóricoas, visitas as familias, produções textuais, confecção de cartazes, entre outras. Dessaforma percebe-se também o quanto o projeto vem contribuindo com a aprendizagem.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Culminância do Projeto Agrinho na Escola José Fernandes de Lima






Lixo: Uma questão de Cidadania
Foi o tema trabalhado pela Escola José Fernandes de Lima.
Durante a Culminância do Projeto foram demonstradas várias ações realizadas pelos alunos, entre elas foram uma palestra com o Tema: Agrotóxicos, Campanha de conscientização do uso de agrotóxico, Coleta de embalages de agrotóxicos, Coleta de pilhas, Redação, Paródia, Confecção de brinquedos com material reutilizável, Confecção do boneco Agrinho e Desfile de alunos com roupas feitas de materiais reutilizáveis.

sábado, 18 de setembro de 2010



CONCURSO CULTURAL
O concurso cultural Ano Internacional da Biodiversidade: refletir, agir e preservar! tem como objetivo incentivar, valorizar e divulgar experiências educativas planejadas e executas por professores nas escolas públicas e privadas de educação básica, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Com isso, pretende-se colaborar para a disseminação do conhecimento e ajudar a aprimorar a prática educativa no país.

Mais informações no site:
http://www.campanhadabiodiversidade.com.br/

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Palestra sobre o lixo


A pedido da Coordenadora da Escola Joaninha Perdigão o Sr. Ávila Capibaribe Presidente do CONDEMA de Ubajara, ministrou no dia 02 de setembro uma palestra com o Tema: O Lixo, para alunos do fundamental II.
A palestra teve o intuito de conscientizar os alunos a produzirem menos lixo e a cuidar do meio ambiente de onde vivem.
Participaram da Palestra o Núcleo Gestor da Escola os professores e a Coordenadora da Educação Ambiental.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que você pode fazer para salvar o Planeta


Utilize sempre pilhas e baterias recarregáveis.
Use e abuse dos objetos reutilizáveis, como copos de vidro e canecas de alumínio.

Foto de Aldenir Almeida - Araticum

Fotos da Semana do Meio Ambiente






domingo, 12 de setembro de 2010

Divulgação do Projeto Amando o Verde


Foi no dia 22 de agosto na Praça do Relógio onde houve a divulgação de todos os projetos realizados no governo Municipal de Ubajara e o Amando o Verde não podia fica de fora.

Planeta água


Planeta Água

Água pura que nasce de um botão
Em algumas cidades representa a inundação
Quando chove,
Sentimos uma grande emoção.

Água pura e cristalina
Que enche lagos e rios,
Para o homem atrás do frio.

Para o jardim
Belas flores
E o arco-íris
Carrega várias cores.

Água doce, salgada e sagrada
Escolhida, bendita e bem acolhida.
Lava a nossa vida e nossa alma
Que seja sempre planeta água!

Poesia feita e apresentada pelo Aluno José Guilherme Arruda de Oliveira do 4º ano da Escola Sâmia Regina

Literatura de Cordel


Meio Ambiente
Vou falar de um assunto
Que hoje é muito discutido
Por causa de sua riqueza
Está sendo destruída
Seu nome é natureza
Nossa amiga nossa vida

Diversos tipos de árvores
E também de animais
Ajudam a nossa vida

Diversos tipos de árvores
E também de animais
Ajudam a nossa vida
Só um desses é ruim
O homem pelo que faz

Escolhi este assunto
Pra lhe ajudar a vencer
Este ruim inimigo
Do qual sou eu e também você
Fazemos parte da natureza
É nosso dever proteger

Esta missão não é só minha
Mas de quem quiser viver
Se queres viver muito
Procure o bem fazer
Pois a natureza que é vida
Corre o risco de morrer.

Poeta como eu
Também tem obrigação
De cuidar do ambiente
Explicar ao cidadão
Ajudando as autoridades
Deixando toda a cidade longe da destruição.


Aluno: Djair dos Santos (9º anos)
Escola Eudes Soares Cunha – Santa Luzia

quinta-feira, 9 de setembro de 2010



Os novos rumos da Educação de Ubajara



No ano de 2009 assumiu com determinação
No município de Ubajara, a nova secretária de educação
Chegou com vontade, que despertou uma grande preocupação
De melhorar os índices do município com maior aprovação
Criou um belíssimo projeto que tinha o nome Renovação.

Tal projeto tinha por base ler e interpretar
Desenvolver capacidades, fazer educadores acreditar
E mostrar para os alunos que precisam valorizar
Os estudos para que os sucessos possam galgar
Novos rumos essa metodologia de ensino buscar alcançar
Pois pode fazer aqueles que acreditam com o futuro sonhar.

De renovação o projeto passou a ser SAEMU
Mas o objetivo não poderia mudar
Desenvolver habilidades para o aluno as dificuldades superar
Ampliar as competências com um novo jeito de ensinar.

O projeto SAEMU trabalha a leitura e interpretação
Implantando os descritores através da contextualização
Priorizando acima de tudo a cultura do cidadão
Integrando o conhecimento, despertando a compreensão
Trazendo para a escola um caminho da inovação.

A questão da qualidade de ensino
Já tomou grande proporção
Envolvendo professores e alunos
Num sistema de avaliação
Que dá oportunidade a todos
Desenvolvendo habilidades
Através da informação.

Aldenir na criação e Bárbara na coordenação
E conta com o apoio da comunidade
Que nos lugares mais distantes
Demonstra envolvimento e aceitação
Pois SAEMU tem especialidade
Boa vontade e colaboração.

O projeto também conta com Lúcia
dedicada no Português
Na Matemática tem Cleidiana
Que com ação desse projeto
A integração possa garantir
Dos estudantes ubajarenses
Com o apoio da secretaria.

Hoje SAEMU é uma realidade
Que nossa cidade faz acontecer
Todos juntos na escola ajudando a desenvolver
Para ganhar novos rumos na educação e no saber
Que os índices do nosso município só venham a crescer
Vamos ter força, vontade e esperança
Que novos frutos podermos colher.

Iranir
Professora de Português
Escola Ênio Braga de Carvalho

terça-feira, 1 de junho de 2010

Programação da Semana do Meio Ambiente




EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

O Governo Municipal de Ubajara está promovendo de 31 de maio a 5 de junho a semana do meio ambiente com o tema: Cuidar da água é cuidar da vida.

Esta é mais uma ação da atual administração, voltada para a manutenção do bem estar da população e da educação de seus jovens para um município cada vez mais humano e com melhores condições de vida para todos.


Programação

Segunda dia 31/05


• Passeata da Praça do Relógio até a Igreja São Francisco no Bairro Monte Castelo.
• 09:00 - Abertura da Semana do Meio Ambiente o SETUMACE – CONDEMA – ICM Bio - Sec. de Educação - Prefeito
• 12:30 - Apresentação do Projeto Amando o Verde pela Secretária de Educação no Programa Jornal Regional, pela Rádio Tabajara o Participação dos Alunos da Rede Municipal de Ensino, Rede Estadual e Particular.
• 19:00 – Cinema na Praça – Filme: A verdade Inconveniente – Responsável: CONDEMA



Terça dia 1/06


• 9:00 - Divulgação da Programação da Semana do Meio Ambiente e do Projeto Amando o Verde, com a ação de Recuperação da Nascente do Rio Miranda no Bairro Vila Nova. o Participação do Grupo Amando o Verde, 15º Grupo de Escoteiros Dr. Ant°. Wiron Nogueira dos Reis e ICM Bio.
• 14:00 - Entrega de Mudas e lixeiros para a coleta seletiva na Escola Eudes Soares Cunha – Sítio Santa Luzia
• 16:00 – Palestra Recursos Naturais – Palestrante: Sebastião (ICMBio) – Na Escola Eudes Soares Cunha – Sta. Luzia
•18:30 – Capoeira • 19:00 – Cinema na Praça – Filme: Tainá I - Slides do diagnóstico e iniciativas do Projeto Amando o Verde – Responsável: Secretaria de Educação

Quarta Dia 2

• 9:00 – Conscientização ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e Alunos das Escolas: Oscar de Oliveira Magalhães, Flávio Ribeiro Lima, Grijalva Costa, Inst. N. Sra. de Fátima e Esc. Técnica Waldemar Alcântara, nas localidades próximas as referidas escolas.
• 11:00 – Entrega de Mudas e lixeiros para a coleta seletiva na Escola Lúcia Soares, localizada no Sítio Cajueiro:
• Apresentação dos Alunos da Escola Lúcia Soares • Apresentação dos Alunos da Escola Manuel Urucu.
• 14:00 - Entrega de Mudas e lixeiros para a coleta seletiva nas Escolas

1. Joaninha Perdigão - Suminário
2. Creche Jean Piajet - Jaburuna
3. Luís Ribeiro – Jaburuna
4. Manoel Uruçu – Cachoeira do Boi Morto
5. Humberto Ribeiro Lima – Jaburu

• 14:00 – Eleição da Nova Diretoria do CONDEMA – na Câmara Municipal de Ubajara
• 19:00 – Cinema na Praça - Filme: Tainá II – Responsável : ICM Bio

Quinta Dia 3

• Divulgação da Programação da Semana do Meio Ambiente nas rádios locais e carro de som.
• 19:00 – Cinema na Praça – Filme 2010 – Responsável: SETUMACE

Sexta Dia 4

• 10:00 - 14:00 - Entrega de Mudas e lixeiros para a coleta seletiva nas Escolas

1. Eudes Soares Cunha – Bairro N. Sra. de Lourdes
2. Oscar Magalhães - Centro
3. Ênio Braga de Carvalho – Monte Castelo
4. Luís Gonzaga da Fonseca Mota – São Sebastião
5. Mons. Fco. Tarcisio Melo - Centro
6. Sâmia Regina – Vila Nova

• 15:00 – Passeata saindo da Secretaria de Educação para o Bairro Vila Nova - Participação de todos os Diretores da rede Municipal de Ensino e dos Alunos das Escolas Escola Oscar Magalhães, Luís Gonzaga da Fonseca Mota, Monsenhor Fco. Tarcísio Melo, Ênio Braga de Carvalho e Sâmia Regina.
• 16:00 – Lançamento da subação de recuperação BACIA DO MIRANDA/BOA VISTA Bairro Vila Nova.



1. Apresentação dos Alunos da Esc. Oscar Magalhães
2. Apresentação dos Alunos da Esc. Sâmia Regina
3. Apresentação dos Alunos da Esc. Ênio Braga
4. Participação dos Alunos da Esc. Mons. Tarcísio Melo
5. Participação dos Alunos da Esc. Luís Gonzaga da Fonseca Mota



•18:00 – Palestra na Praça do Relógio “Cuidar da Água é cuidar da Vida” – Técnico da Cagece
• 18:30 – Apresentações Culturais
• 19:00 – Cinema na Praça – Filme: A carne é fraca – Responsável Secretaria de Saúde

Sábado Dia 5

• 08:00 - Corrida em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente
- Premiação do 1º Lugar: 1 bicicleta
- Saída: Portão Neblina – 9h
- Chegada: Praça do Relógio
• 9:00 - Plantio de mudas no Bairro São Sebastião feita pela Comunidade local.
• 10:00 - Encerramento da Semana do Meio Ambiente
Orgaqnização

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Aquecimento Global

O aquecimento global
É um problema universal
Que atinge a população inteira
Deste imenso planeta natural.
Ela veio para transformar,
Nossa vida em pesadelo,
Mas o homem com sua insistência
Faz por onde não merecê-la.

Andando pelos campos,
Vejo quanta ingratidão,
Os lagos estão secando,
É de partir o coração,
Pois o homem com sua rebeldia
Está acabando com a nação.

Os pássaros estão fugindo
A procura de moradias
As árvores em que habitavam
Ficou apenas a melodia,
Onde está o encanto e o relento?
Isso me pergunto todos os dias.

Nossa terra hoje sofre
Pedindo a chuva que não vem
Pessoas que hoje plantam
Esperam o alimento que não tem
Mas a impunidade está no homem
Que vai mais do que o além.
Vamos salvar o planeta
Desta triste destruição,
A mãe natureza agradece
Por esta grande compreensão,
E Deus que abençoe
A nossa grande população.

NOME: Gislene Ferreira da Silva
ANO: 9º “C”
Aluna da Esc. Oscar Magalhes

terça-feira, 18 de maio de 2010

Aguarde

Brevemente serão entregues nas escolas da Rede Municipal de Ensino, lixeiros para a coleta seletiva e 500 mudas para arborizxação das escolas.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O que visitar em Ubajara?


Parque Nacional de Ubajara
Cachoeira Pedra Branca
Açude do Jaburu
Furnas do Araticum
Rio das Minas
Gruta de Ubajara
Trilha da Samambaia
Cachoeira do Boi Morto
Cachoeira do Padre
Cachoeira do Frade
Bica do Zé Gregório
Bica do Vitalino
Bica do Zé Carneiro
Horto Florestal

Campanha "Adote um copo"


A idéia da campanha não é a redução de custos e sim a preservação ambiental.
Visando reduzir a geração de lixo, a Secretaria de Educação de Ubajara iniciou um movimento para diminuição do consumo de produtos descartáveis na secretaria.
O copo descartável, como o próprio nome já diz, é utilizado uma única vez, em seguida descartado para o lixo e vai parar no aterro sanitário, onde vai ficar por aproximadamente 50 anos, pensando nisso, desde o início do mês de abril começamos na secretaria a campanha “ADOTE UM COPO” que tem como objetivo diminuir o desperdício de copos descartáveis e, assim, colaborar com a preservação do meio ambiente.

Fique atento!!
No processo de produção de copos descartáveis é utilizada uma grande quantidade de energia e água que geram outros tipos de resíduos, causando uma maior poluição da natureza.

O rio Miranda

O rio já é mais limpo pois não há tanto lixo, mas é preciso ter mais cuidado com ele. No caminho do rio é muito sujo pois os dejetos de animais, lixo , resto de comida, as casas são muito próximas do caminho, e pelo o que eu sei os moradores jogam o lixo no caminho deixando mais poluído do que já está.

DICAS DE COMO CUIDAR DO RIO E DO CAMINHO

1 – Dar uma ajeitadinha no rio;
2 – Fazer outro caminho para os animais;
3 – Os moradores que deixem de jogar restos de comida e lixo no caminho;
4 – E não custa nada se conscientizar e levar o lixo até o lixeiro e preservar o Meio Ambiente.

“Cuide do que é nosso”


Silvinha
Aluna da Escola Ênio Braga de Carvalho

A nascente do Rio Miranda

É uma nascente que se fosse cuidada teria futuro, pois tem muita sujeira, falta árvores e é tudo muito desorganizado... as pessoas queimam lixo do lado no aceiro da nascente e alem de estarem poluindo o ar, tem pessoas que criam porcos do lado do rio, e a sujeira do lugar dos porcos vai toda pro rio.

DICAS DE COMO DEIXAR O AMBIENTE DA NASCENTE LIMPO

1 – Tirar o lixo que invadiu o lugar;
2 – Deixar de queimar lixo;
3 – Procurar outro lugar para tratar dos porcos;
4 - Capinar e deixar um lugar mais arejado e melhor de se ver.
5 – A melhor de todas “Ame e zele a natureza pois é o maior bem que nós temos”.

Silvinha
Aluna da Escola Ênio Braga de Carvalho

Amando o Verde

Nós fomos olhar a nascente e o Rio do Bairro Vila Nova.
Encontramos em mal estado, está faltando árvores, tem bastante lixo, das casas escorem esgotos para dentro do rio durante o caminho encontramos muitos sacos plásticos, lixos são queimados por uma comunidade, alguns porcos vivem na beira do rio... falta bastante educação da própria comunidade, muitas pessoas nem se importam que um dia a água que eles tanto utilizam vai acabar, além disso o mal cheiro é insuportável.
Um pé de goiaba está servindo de lixeiro, há muito lixo.
O rio está precisando que a comunidade e uma e limpe, ele poderá passar anos e anos se mantendo se a comunidade ajudar.

Minhas sugestões são:

Fazer um mutirão com as pessoas de perto do rio para limpar, pois ficaria melhor para o rio e para eles.

Maria Yuka
Aluna da Escola Ênio Braga de Carvalho

Sobre a Nascente

Na nascente do Rio Miranda (Vila Nova), tem muito sujo, falta árvores e descem águas sujas de chiqueiro de porcos, há muito lixo perto da nascente e as árvores que tem há lixo aos arredores delas e assim mesmo são poucas árvores e ainda são um pouco distante da nascente.

No rio também está faltando árvores e a água está suja, as pessoas lavam roupas lá e jogam lixo dentro do rio. E tem plantações perto e quando chove escorem para o rio águas sujas de agrotóxicos e também de dejetos humanos e de animais.

No caminho podemos observar bastante lixo como plásticos, vidros, papéis e etc. As pessoas que moram perto da nascente poluem muito o próprio ambiente em que moram.

DICAS PARA POLUIR MENOS

- Fazer uma coleta comunitária de lixo;

- Não jogar lixo no rio e na nascente;

- Não queimar lixo na margem da nascente;

- Não deixar os animais e as pessoas fazerem necessidades perto do rio;

- Plantar mais árvores peto da nascente e do rio.

Luana Barros

Aluna da Escola Ênio Braga de C arvalho

Mobilização dos Alunos da Escola Belarmino Holanda






terça-feira, 4 de maio de 2010

Visita a Nascente - Rio Miranda

Depoimento de Gabi Rodrigues
Aluna da Esc. Mons. Francisco Tarcísio Melo

É muito sujo, tem um cheiro muito desagradável por causa do lixo e de alguns porcos, essa sujeira desse por um rego sendo acumulada eo pior é que os moradores não tem consciência de preservar, pois queimam o lixo do lado da nascente e todo lixo fica em composioção.
A água é limpa mais pode melhorar só depende das pessoas e peincipalmente das pessoas que moram lá perto, pois é só parar de queimar lixo, jogar algo no rio, limpar o mato, pois tem muito lá, só tnão tem é consciência de preservar.
Em algum tempo isso vai nos prejudicar e uma arrependimento vai aparecer menos a oportunidade de voltar no tempo, mas podemos corrigir esse erro o mais antes possível.

sábado, 24 de abril de 2010

INFORMATIVO MAIO E JUNHO

Visita a Nascente - Rio Miranda








O que se entende por nascente?
É o afloramento do lençol freático, que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d’água (regatos, ribeirões e rios). Em virtude de seu valor inestimável dentro de uma propriedade agrícola, deve ser tratada com cuidado todo especial.
Na Nascente do Rio Miranda, localizado no Bairro Vila Nova, não foi esse cuidado especial que presencie, vi o descaso total, a nascente é rodeada de lixo e a escassez de árvores é grande, fiquei digamos que triste e preocupada com o descaso com essa nascente. A nascente ideal é aquela que fornece água de boa qualidade, abundante e contínua...

Lucivanda
24/04/2010